quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Uma face da vida morta


"Procuro a palavra fóssil.
A palavra antes da palavra." Do poema Procuro a Palavra Palavra de Lindolf Bell

Lindolf Bell morreu há 14 anos, num 10 de dezembro, em Blumenau.

Quando Herbert Marcuse escreveu Eros e a Civilização, Lindolf Bell completava 17 anos de idade. É muito provável que na Escola de Arte Dramática o poeta de Timbó tenha feito contato com o pensamento marxiano existente em Sigmund Freud e Marcuse. Com certeza, leu Theodor Adorno e Walter Benjamin, indispensáveis para o olhar crítico da sociedade ocidental a partir do século XX.

A Casa do Poeta em Timbó
A poesia de Bell não é apenas poética no sentido de que provoca uma emoção. Friamente, é uma permanente proposta de completa paralaxe, em que o observador e o ponto observado se movem constantemente, e portanto nunca são as mesmas coisas. A poesia de Bell não é fragmento ou retrato do seu eu interior que busca vazão e expressão num mundo esfacelado.

A proposta do autor Lindolf Bell é a do reencontro com um novo encantamento produzido pela ideologia acima de partidos, porém libertadora. Ao procurar a palavra antes da palavra, Bell entoa o canto de Marcuse, que afirma, em sua extensa obra sempre revolucionária – ele é apontado como o autor incendiário que levou os estudantes franceses para as barricadas e para os confrontos com o Estado no final dos anos da década de 1960 – que somente a poesia é revolucionária, porque é na poesia que usamos palavras velhas e gastas com novos sentidos, os sentidos de uma Humanidade liberta e sempre em ebulição.

Se não se propusesse à revolução pela poesia (conteúdo e forma, expressa pela atitude frente ao mundo da Catequese Poética – sair, dizer nas praças agitadas e nas ruas, nas fábricas, ir ao povo em lugar das silenciosas bibliotecas), Lindolf não teria preferências pelo caminhar. Poetas consagrados podem muito bem escrever do alto das montanhas ou do fundo dos vales, mas só quem tem compromisso com o novo Homem vai para a rua. Ou Pablo Neruda, ao lado de Garcia Lorca, não teria se perfilado com os combatentes da tirania na Espanha.

A palavra antes da palavra é busca de todas as coisas que possam ser traduzidos para o homem pela poesia. A primeira delas pode ser um sentimento. Desde que ele se revele inquietação transformadora. Ou Lindolf Bell não teria nascido em Timbó e morado em uma garagem em São Paulo.
(Esse artigo foi publicado no Café Impresso, de Timbó, na semana que antecede a morte de Bell com algumas pequenas modificações)