segunda-feira, 10 de junho de 2013

Meu pai disse

Meu pai disse pra eu ir embora porque a hora havia chegado
meu pai disse
eu saí de casa
porque meu pai disse

meu pai disse pra eu ser homem
meu pai disse
até hoje estou pensando o que meu pai quis dizer
eu saí de casa
porque meu pai disse

meu pai disse pra eu ser um sujeito bem sucedido
meu pai disse
li, aprendi, e no trabalho me fui fazendo e recolhendo alguma consciência - proletário
eu saí de casa
porque meu pai disse

meu pai disse pra eu olhar as coisas que mais importavam
meu pai disse
olhei o pobre, o operário, o desempregado, as dores do sistema sobre os trabalhadores e com essas coisas fiz poemas seguindo Herbert Marcuse
e saí de casa
porque meu pai disse

meu pai disse que num confronto sobrevive quem olha de lado
meu pai disse
com os punhos cerrados na Rua da Praia, enfrentando a cavalaria brigadiana com rolhas e bolas de gude nos bolsos nos anos de 1980
e saí de casa
porque meu pai disse

quando voltei
meu pai disse que eu virei um homem
meu pai disse
e eu saí de casa
porque meu pai disse

(obrigado, pai!)