segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Petit plat carré avec oeuf pour lundi

2 fatias de pão integral
1 pepino orgânico pequeno picado minimamente
2 pontas de de faca de creme de soja
5 rodelas finas de cebola vermelha picada grosseiramente
1 fatia de presunto magro defumado
1 ovo inteiro que seria usado em uma receita para deixar o cabelo brilhoso e sedoso
Duas pontas de faca de creme de queijo magro
Ceboletes
Salsinha
Mostarda preta

Disponha as fatias de pão em prato bem grande. Assim dá a impressão de que tem bastante comida. A foto fica interessante e as pessoas vão querer saber de qual 'chef' da hora você copiou. Nada fale a respeito. Mantenha em segredo suas relações com 'chefs' de cozinha. Continue, besuntando com vigor as fatias de pão, com creme de soja e o creme de queijo magro. Coloque a folha de presunto em uma das fatias. Faça uma rede de rúcula em outra. 
Coloque o ovo em um pratinho quadrado. Fure a gema em várias partes. Leve ao microondas. O tempo necessário para ficar meio mole ou meio duro eu não sei. Sempre faço mais ou menos e dá certo. Enfim, faça como achar melhor. Se não gostar de ovo, vai procurar outra receita porque essa não tem como trocar uma coisa pela outra. Se quiser o ovo bem duro, deixe mais tempo, mas não deixe muito tempo senão o ovo vai explodir dentro do microondas e vai dar uma sujeira daquelas. Por isso eu gosto meio mole, meio duro. Dá mais ou menos 3 vezes 15 segundos. Ou seja, a cada 15 segundos, abra a porta do microondas por alguns instantes. Isso não vai melhorar a performance do ovo. Mas vai tirar aquele bafão de ovo lá de dentro do forninho. Eu faço isso e dá certo. Caso você se irrite ao abrir a porta do forno a cada 15 segundos, acho melhor procurar um médico.
Sobre a rede de rúcula deposite o ovo quadrado. Se você colocou o ovo em um prato muito grande, não vai dar certo. Amanhã, faça o favor e vá na Mil e Um e compre um prato quadrado pequeno. Se quiser fazer o ovo redondo, ovalado, sextavado, enfim, de qualquer outro jeito, procure outra receita. Essa não vai dar certo. Só dá certo com ovo quadrado.
Disponha o pepino picado minimamente sobre um quadrante do presunto. No outro, deixe cair uma lasca de um anel da cebola vermelha. Não tente arrumar geometricamente. Não vai dar certo. Se você tentar deixar melhor do que ficou quando deixou o pepino e a lasca de cebola cair, repense a sua vida. Ou você tem TOC, ou só está fazendo a receita porque alguém viu a foto e disse que deve ser uma delícia. Se for a segunda opção, daqui uns dias vou postar uma receita de macarrão ao alho e óleo. No caso de ser a primeira, não posso fazer nada e é melhor você não comer esse prato.
Pique razoavelmente os anéis de cebola vermelha e deixe cair entre as duas fatias de pão. Jogue umas ceboletes bem picadas e algumas folhas de salsinha rasgadas com as pontas dos dedos em algum lugar do prato, preferencialmente na parte mais distante das fatias. Caso você tenha arrumado as fatias cuidadosamente, desarrume e recomece. Nada pode ser geograficamente arrumado como a gente acha. Veja o caso das ciclovias de Florianópolis. Elas vão de um lugar a lugar nenhum. Esprema o tubo de mostarda preta perto de onde você jogou a salsinha e as ceboletes. Faça uns dois ou três ziguezagues. Não tem nada exato. Só, por favor, acerte dentro do prato.
Coma do jeito que quiser, com as mãos ou com garfo e faca. Como eu detesto lavar roupa toda hora, usei garfo e faca. Depois de comer, deixe passar uns 30min ou 40min. E repita como é bom cebola vermelha ardendo em alguma parte da língua. Faça dois bochechos com um Lambrusco Amabile. Se não tiver, escove bem os dentes e a língua pelo menos duas vezes. Nunca faça nada com números ímpares; um e três, nem pensar!
Caso não tenha gostado do nome que dei para o meu prato, use esse: Pequeno prato com ovo quadrado para a segunda-feira. Quer dizer a mesma coisa.